
Sinceramente, eu não consigo entender o que acontece depois de um tempo, com as pessoas que você acreditou ser seu amigo. Você confia numa pessoa por um tempo, acredita que seus segredos estavam bem guardados, não vê a hora de encontrar sua amiga pra contar as novidades e acredita que essa amizade é de durar pra sempre.
Um dia, por coisa do destino vocês se separam, mudam de cidade, de escola, de emprego, de casa, de bairro, de vida. E sua amiga passa simplesmente a fazer parte da sua lembrança. Até ai tudo bem. Mas daí, você reencontra essa pessoa e no máximo o que vocês trocam é: ‘Oi, tudo bem?’. E você começa a perceber que não foi nada do que você imaginou que seria. Vocês juravam serem amigas pra sempre, mesmo que distante, mesmo não se vendo sempre ou não se vendo nunca. O bom é que ainda vocês trocam algumas frases, um sorrisinho meio que de lado. Mas e quando vocês se encontram e não falam nada? Uma finge que não viu a outra e assim fica. Ou então, você tenta falar e vê que tudo mudou, que sua amiga não faz a mínima questão de falar com você, de ser reconhecida por você e lembrar de uma amizade bonita que aconteceu no passado.
E você fica se perguntando o que você fez de errado. Você se dedicou tanto a essa amizade, sempre foi sincera, amiga, leal. Certo, todo mundo erra com os amigos. Fica com raiva por besteira, deixam até de se falar por alguns dias. Faz amizade nova e esquece por um tempo da antiga. Começa um novo relacionamento e esquece que amigos estão em primeiro lugar e que é mais fácil uma amizade durar a vida toda do que um amor. Dá mais importância ao trabalho e não tem mais tempo de conversar com os amigos, sair, se divertir. Pois é, todo mundo erra com os amigos. Magoa e é magoado, mesmo sem querer. Mas esses motivos não são o suficiente pra uma amizade tão bonita se acabar. Ai você descobre que isso aconteceu por que você tem uma nova amiga que ela não gosta. Você deixou de comemorar o aniversário dela, porque tinha outro compromisso agendado há semanas. Você brigou com a amiga dela. Brigou com seu ex chefe que ainda é chefe dela. E por esses motivos banais, sua amiga nem te reconhece mais. Ou melhor, finge que não conhece. E isso dói, dói muito.
Você descobre que deu sua amizade por no mínimo um ano, a uma pessoa que não merecia. Você dedicou seu tempo, seu carinho, sua atenção, a alguém que não deu valor. Contou seus segredos mais secretos a alguém que nem te ouviu. Descreveu suas aventuras amorosas a alguém que provavelmente as contou a outro alguém. Deixou de se divertir ao lado de outras pessoas só porque ela estava mal. Tudo bem, ela também fez isso, mas você descobre que ela saiu reclamando pro mundo e o fundo que perdeu a festa porque você perdeu o amor. Certo, você errou algumas vezes e inúmeras vezes pediu desculpa até por erros que não eram seus pra poder ficar tudo bem entre vocês.
Você foi amiga por inteiro. Daquelas que divide a casa, a família, a comida, a cama, os amigos, as festas, as saídas. Daquelas que fica o final de semana toda em casa porque ela estava doente. Fica até altas horas da madrugada escutando ela falar o quanto está triste por causa do ex. Que recebe reclamações por conta das inúmeras chamadas no telefone residencial que você fez pra ela, mesmo vocês se vendo todos os dias. Que se dá mal na prova porque só você estudou e a prova era em dupla. Que leva uma bronca do chefe porque tentou ajudar sua companheira. Daquelas que briga sério com o namorado porque ele diz que ela não presta. Que deixa de falar com várias amigas porque elas diziam que sua nova amiga não prestava.
Ai você descobre que seu ex-namorado e sua ex-amiga, estavam certo. Você foi uma tola. Perdeu pessoas importantes simplesmente porque foi amiga demais. E eu continuo querendo entender porque existem amigas assim. Pensando bem, não quero entender não. Não quero ter a certeza que eu fui enganada. Que eu fui uma tola. Que eu fui traída e trocada pela pessoa que eu mais confiava. Que hoje eu sou uma estranha pra ela. E que se alguém perguntar por mim a ela, ela vai dizer que não nos falamos mais. Mas é a vida, e nem por isso eu vou deixar de ser amiga por inteiro. Eu vou continuar fazendo tudo que eu sempre fiz, pois certos amigos me deixaram, mas outros amigos eu nunca deixei.
(Aryelly Cabral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário